IPPLAN

Perguntas Frequentes

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Entenda o IPPLAN

Não. O IPPLAN é uma Associação Civil de Direito Privado sem fins lucrativos constituído na forma de seu Estatuto Social para desenvolver atividades relacionadas a pesquisa, planejamento, administração, desenvolvimento e inovação, desenvolvimento de recursos humanos, provendo a gestão pública ou privada de conhecimentos que possam lhes conferir atributos de modernidade, qualidade, competência, eficiência de forma continuada, visando a competitividade e sustentabilidade em benefício da coletividade.

As Associações sem fins lucrativos são entidades, regidas de acordo com o Código Civil que reúnem pessoas em favor de um bem comum em prol do bem estar, do social, da cultura, política, filantropia ou realização de processos produtivos de bens e/ou serviços coletivos.

Em São José dos Campos, o IPPLAN é qualificado pelo munícipio como uma Organização Social.

De acordo com a Lei Municipal nº 9.784/2018 de São  José dos Campos, a qualificação como Organização Social corresponde ao reconhecimento formal de que a entidade da sociedade civil atende aos requisitos estabelecidos em lei, necessários para eventual e futura celebração de contrato de gestão, e pode ser pleiteada ao Poder Executivo a qualquer tempo, pela pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que desenvolva atividades não exclusivas do Poder Público para desenvolvimento de atividades determinadas em lei.

Não. Somos uma Associação Civil de Direito Privado sem Fins lucrativos qualificada pelo município de São José dos Campos como organização social que desenvolve atividades descritas no Contrato de Gestão.

O IPPLAN surgiu do interesse de aproximadamente 50 voluntários, representantes dos mais diversos setores da sociedade joseense em criar um Instituto que pudesse pensar inicialmente no Planejamento Urbano e Estratégico para cidades. Este grupo contava com nomes de expressão nacional, como o Sr. Ozires Silva (Fundador da Embraer e Ex-Ministro), Marco Antônio Raupp (Ex-Ministro), Ruy Ohtake (Arquiteto), Satoshi Yokota (Vice-Presidente da Embraer) e outros muitos nomes importantes para a sociedade regional.

Não. O IPPLAN não possui qualquer vinculação político-partidária.

O IPPLAN tem como finalidade a realização de atividades de pesquisa, planejamento, administração, desenvolvimento e inovação, desenvolvimento de recursos humanos, provendo a gestão pública ou privada de conhecimentos que possam lhes conferir atributos de modernidade, qualidade, competência, eficiência de forma continuada, visando a competitividade e sustentabilidade em benefício da coletividade.

Para melhor entendimento das nossas áreas de atuação, internamente nossos departamentos dividem-se em: Central Integrada de Relacionamento, Laboratório de Inovação, Modernização Administrativa e Planejamento Territorial.

Não. O IPPLAN desempenha seus objetivos sociais e estatutários em todo o território nacional, abrangendo os Estados da Federação, o Distrito Federal e todos os Municípios, seja para o setor público ou privado. O Instituto poderá também atuar em outros países e territórios internacionais, na forma de seu estatuto social.

Já prestamos serviços para o setor privado e público, tais como:

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

SICOOB – Cressem

Instituto Intercement

Instituto Camargo Corrêa

Instituto Votorantim

Prefeitura de Tremembé – SP

Prefeitura de São Bento do Sapucaí – SP

Prefeitura de Guarulhos – SP

Prefeitura de João Pinheiro – MG

Prefeitura de Pedro Leopoldo – MG

Prefeitura de Brumado – BA

Prefeitura de Três Marias – MG

Prefeitura de Ubatuba – SP

Prefeitura de São José dos Campos – SP

Para manter-se e alcançar seus objetivos estatutários o IPPLAN pode firmar contratos em geral, contratos de gestão ou acordos de cooperação e articular-se, pela forma mais conveniente, com órgãos ou entidades públicas de quaisquer esferas ou empresas e entidades privadas, nacionais ou internacionais.

No âmbito das atividades relacionadas aos Contrato de Gestão, somos fiscalizados pelas Comissões instituídas pela entidade federativa contratante para esta finalidade, e também pelo Tribunal de Contas, em razão dos repasses de recursos públicos. Além disso, o IPPLAN conta com um Conselho de Administração composto por 10 (dez) membros e um Conselho Fiscal composto por 03 (três) membros.

O IPPLAN conta com um Portal da Transparência em seu site em atendimento ao Comunicado SDG. nº 016/2018 do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que considerando as diretrizes das Leis reguladoras da Transparência e do Acesso à Informação e as disposições das Instruções Consolidadas do Tribunal, deliberou aos órgãos públicos estaduais e municipais que adotem providências no sentido de que as entidades do terceiro setor (OS, OSCIPS, OSCS) destinatárias de recursos públicos cumpram os dispositivos legais relativos à transparência de seus atos consistentes na divulgação pela via eletrônica de todas as informações sobre suas atividades e resultados.

O IPPLAN tem sua Sede Nacional situada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, na Av. Dr. Altino Bondesan, nº 500 – Eugênio de Melo – Centro Empresarial II – Piso Superior – São José dos Campos/SP, CEP 12247-016, aberto para atendimento ao público de segunda-feira a sexta-feira das 08h00 às 17h45.

Não. O IPPLAN tem toda a sua infraestrutura instalada apenas em sua sede nacional.

A gestão do IPPLAN fica a cargo da Diretoria Executiva a quem incumbe promover os objetivos institucionais, de acordo com as diretrizes e planos aprovados pelo Conselho de Administração. Sendo composta por 01 (um) Diretor (a) Executivo (a), 01 (um) Gerente Administrativo Financeiro e 01 (um) Gerente Técnico.

O (A) Diretor (a) Executivo (a) do IPPLAN é eleito (a) pelo Conselho de Administração, sem mandato fixo.

Ao Conselho de Administração, órgão de orientação e deliberação superior, incumbe a função normativa superior de planejamento estratégico, coordenação, controles globais e fixação de diretrizes fundamentais de funcionamento do IPPLAN.

O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização e de controle interno da gestão econômico-financeira e patrimonial do IPPLAN, competindo-lhe examinar e fiscalizar a execução financeira, podendo requisitar informações, todos os documentos pertinentes a sua competência e emitir orientações e recomendações ao Conselho de Administração.

Sim. O Estatuto do IPPLAN dispõe sobre a forma de organização do Instituto, além de trazer dispositivos sobre a denominação, fins e sede da associação, abrangência territorial e dos objetivos sociais, requisitos para admissão, demissão e exclusão dos associados, direitos, deveres e penalidades dos associados, patrimônio e as fontes de recursos para manutenção da associação, o modo de constituição e funcionamento dos órgãos deliberativos e de administração e a forma de gestão administrativa e aprovação das contas do IPPLAN.

Por determinação legal e estatutária, o IPPLAN conta com os seguintes Regulamentos: Regimento Interno; Regulamento de Compras, Alienações e Contratações; Plano de Cargos e Salários; Regulamento de Recursos Humanos; Programa de Compliance.

O Programa de Compliance do IPPLAN está sendo construído por uma Comissão constituída pelo Conselho de Administração para desenvolver as atividades previstas no seu Regimento Interno e no Plano de Trabalho. O Programa de Compliance do IPPLAN consiste no conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva das diretrizes de conduta ética, políticas e regulamentos com objetivo de detectar e sanar, fraudes, irregularidades e atos ilícitos.

Sim. O Plano de Cargos e Salários do IPPLAN dispõe sobre seleção e contratação de recursos humanos, competências e atribuições, remuneração, benefícios, definição de metas, bonificações e carreiras.

Contrate o IPPLAN

Sou do Setor Público

O fato do IPPLAN ser regido por normas e leis do direito privado e ao mesmo tempo manter mecanismos de controle e integridade, provê ao Instituto a autonomia e a agilidade necessárias para o atendimento às demandas dos entes públicos. São 10 anos de experiência e parceria com Administração Pública, unindo modernização e tecnologia na geração de ferramentas que tornam as rotinas do setor público mais céleres, planejadas e eficientes, tipicamente identificadas nas Smart Cities. Outra vantagem na contratação do IPPLAN é que por ser uma associação civil, o IPPLAN é suprapartidário: não está sujeito às mudanças e interrupções de gestão, influências políticas ou ideologias de agentes públicos alocadas na esfera governamental.

Como membro do Terceiro Setor, o IPPLAN pode ser contratado pelo setor público de todas as formas previstas na legislação vigente, ou ainda, mediante a celebração de Termos de Fomento, de Colaboração, Acordos de Cooperação ou Contrato de Gestão, a depender da singularidade de cada situação.

Sou da Iniciativa Privada

As vantagens de contratar o IPPLAN perpassam inicialmente pela tradição e qualidade empregados em todos os Projetos já desenvolvidos pelo IPPLAN nos últimos 10 anos e reconhecidos por todos os nossos clientes. Dentre as demais vantagens, destacam-se:

  • Profissionais altamente capacitados;
  • Estrutura altamente segura com tecnologia de segurança de ponta;
  • Infraestrutura física completa e preparada para atender a todos os clientes;
  • Know hall técnico estabelecido e reconhecido nas áreas de Tecnologia, Centrais de Atendimento, Planejamento Territorial e Modernização Administrativa, com a conquista de cases de sucesso em todas as áreas;
  • Não objetivamos finalidade lucrativa, logo os custos dos projetos e atividades tendem a ser menores, possibilitando a contratação de serviços de alta qualidade sem custos elevados.

Pela iniciativa privada, o IPPLAN pode concorrer em qualquer modalidade de contratação estabelecida por nossos clientes.

Entenda a parceria IPPLAN / PSJC

Não. Somos uma Associação Civil de Direito Privado sem fins lucrativos qualificada pelo município de São José dos Campos como uma Organização Social para realizar os objetivos propostos no contrato de gestão, assinado pelas partes.

Sim, a Central 156 é o principal canal para o cidadão obter informações sobre os serviços públicos municipais, podendo também registrar solicitações, elogios e reclamações, por meio de ligação telefônica, atendimento online ou dispositivo móvel. E, somos nós que cuidamos para que todos os canais estejam disponíveis e aptos para atender as demandas dos (as) munícipes, e principalmente, que eles tenham a melhor experiência durante seu atendimento.

Não, a Central 156 realiza atendimento ao cidadão de segunda-feira a sábado das 06h00 às 22h00 e aos domingos das 08h00 às 20h00, exceto feriados. Os canais disponíveis para contato são: tri dígito 156 ou (12) 3947-8000, aplicativo “156 SJC”, atendimento online via chat disponível no site oficial da Prefeitura ou via Messenger do Facebook oficial da Prefeitura de São José dos Campos.

Na área de tecnologia, dentre outras soluções, disponibilizamos a Prefeitura o Sistema de Gestão do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), o qual permite a mesma o acompanhamento das ações e controle dos custos de transporte, alimentação e hospedagem dos pacientes e acompanhantes que realizam tratamento de saúde fora do município. No que se refere ao atendimento ao cidadão, além da Central 156, realizamos a gestão e o atendimento presencial aos munícipes no Departamento de Protocolo, no piso térreo do Paço Municipal.

Para saber mais sobre nossos serviços à Prefeitura de São José dos Campos, acesse nosso Plano de Trabalho, disponível no Portal da Transparência, clicando aqui.

Todas as informações referentes aos contratos vigentes e os encerrados com a Prefeitura de São José dos Campos, estão disponíveis no nosso Portal da Transparência, clicando aqui

Trabalhe no IPPLAN

Não, pois somos uma instituição privada.

Não. O processo de recrutamento e seleção dos nossos (as) colaboradores (as) obedecem aos critérios e procedimentos específicos de seleção.

Nosso processo de cadastramento de currículos é virtual. Então, você deve acessar o menu “Contato” no canto superior direito do nosso site e clicar em “Trabalhe Conosco”, para visualizar as vagas disponíveis e se candidatar.

Nossa seleção é realizada sob a coordenação da área de Gestão de Talentos, em conjunto com o (a) Gestor (a) solicitante. O processo de seleção é composto por meio da análise de currículo e entrevistas, e se necessário, é realizado testes de conhecimentos específicos e/ou situacionais e avaliação psicológica, podendo este serviço ser desenvolvido por empresa especializada.

Sim. Atualmente o IPPLAN possui em seu quadro de colaboradores, estagiários (as) que desenvolvem atividades em consonância com sua área de graduação. E o IPPLAN também pode contratar regularmente Jovens Aprendizes.

Sim. Em caso de reprovação em nossos processos seletivos, o (a) candidato (a) terá seu currículo arquivado em nosso banco de talentos para aproveitamento em futuras oportunidades. Caso o (a) candidato (a) tenha o interesse em participar de outros processos seletivos, poderá candidatar-se através do site do IPPLAN.

Venda para o IPPLAN

Para ofertar seus serviços ou produtos para nós é necessário enviar uma apresentação para o e-mail compras@ipplan.org.br. Havendo a demanda em relação aos serviços ou produtos ofertados, nosso Setor de Compras entrará em contato solicitando cotação e documentos da sua empresa para verificar se a mesma encontra-se regular. Todos os processos serão realizados de acordo com nosso Regulamento de Compras, Alienações e Contratações, disponível em www.ipplan.org.br > transparência > Documentos Institucionais.

Sim. Caso seu contrato tenha relação com os contratos firmados pelo IPPLAN com o poder público, ficará disponível para consulta no nosso Portal da Transparência, no campo “Lista de prestadores de serviços e valores pagos”, a sua razão social, o serviço/produto adquirido, o valor gasto e o documento fiscal vinculado.

Não. O IPPLAN na íntegra é uma associação civil sem fins lucrativos, qualificada como organização social no município de São José dos Campos, e nesta condição, atendendo aos dispositivos da lei municipal realiza suas contratações com base no seu Regulamento de Compras, Alienações e Contratações.

Os processos são feitos de acordo com nosso “Regulamento de Compras, Alienações e Contratações”, aprovado pelo Conselho de Administração conforme Estatuto Social do IPPLAN, disponível em www.ipplan.org.br > transparência > documentos institucionais.

Fale com o IPPLAN

Para enviar dúvidas, sugestões ou reclamações você pode acessar em nosso site o menu “Contato”, localizado no canto superior direito e enviar uma mensagem pelo “Fale Conosco” ou clicando no símbolo “WhatsApp” que aparece no canto inferior direito, da página “Fale Conosco”. Você nos encontra também pelo telefone (12) 3928-2600 ou pelo contato@ipplan.org.br.

De segunda-feira a sexta-feira das 08h00 às 17h45.