Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem Verifique sua conexão de intenet e tente novamente, caso persista, mande um e-mail para contato@ipplan.org.br

Mensagem enviada com sucesso! Agradecemos o seu interesse. O mais breve possível entraremos em contato.

O Que Fazemos

Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Augusto Ruschi (PNMAR)

“O Plano de Manejo tem se mostrado uma importante ferramenta de gestão da Unidade de Conservação PNMAR e um novo paradigma de políticas públicas para a conservação da biodiversidade no município de São José dos Campos” - Alexandre Marques, Assessor de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente

Cliente: Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Secretaria de Meio Ambiente 


Desafio: O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) determina em seu artigo 27° que as unidades de conservação devem dispor de Plano de Manejo, que deverá ser elaborado no prazo de cinco anos a partir da data de sua criação. Portanto, o Parque Natural Municipal Augusto Ruschi, criado em setembro de 2010 e enquadrado na categoria Unidade de Conservação de Proteção Integral, tem esta obrigatoriedade.

Solução oferecida: O Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Augusto Ruschi (PNMAR) foi finalizado em outubro de 2014 pelo IPPLAN, com a cooperação técnica do Instituto de Pesquisas Ecológicas. A comunidade local, organizações da sociedade civil e órgãos municipais, estaduais e federais participaram e colaboraram muito com a construção do Plano, a partir das oficinas realizadas.

O Projeto foi dividido em duas macrofases:

1ª Macrofase – Diagnóstico:


I - Diagnóstico do meio físico, biológico e socioeconômico da área.

II - Diagnóstico da infraestrutura e Gestão da UC.

III - Identificação dos problemas e potencialidades da UC.


2ª Macrofase – Planejamento:

I - Identificação da vocação do PNM Augusto Ruschi;

II - Definição do Zoneamento do Parque.

III - Definição da Zona de amortecimento.

IV - Definição de normas Gerais e regras.

V - Estabelecimento de programas de Gestão e Manejo.


Resultado: O Plano de Manejo é o principal instrumento de planejamento da UC. Este elencou diretrizes para sua gestão, de modo a promover a proteção da biodiversidade, integrando a unidade à vida econômica e social das comunidades vizinhas e possibilitando que atinja seu objetivo de criação.