Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem Verifique sua conexão de intenet e tente novamente, caso persista, mande um e-mail para contato@ipplan.org.br

Mensagem enviada com sucesso! Agradecemos o seu interesse. O mais breve possível entraremos em contato.

O Que Fazemos

Definição de Bairros

O projeto consistiu na definição de bairros de São José dos Campos. A divisão dos bairros sugerida pelo Instituto em parceria com a equipe da prefeitura foi feita a partir do agrupamento de áreas contíguas homogêneas, considerando critérios construtivos, históricos, socioeconômicos, de barreiras físicas (rios, rodovias e outros) e o próprio limite dos loteamentos.

Na cidade, a unidade utilizada para delimitação e denominação territorial considera os loteamentos, unidades pequenas e heterogêneas que se originam a partir de um processo formal de parcelamento do solo e urbanização. São cerca de 400 loteamentos no município, que, por serem muito distintos entre si, especialmente no que se refere à área de abrangência, dificultam o planejamento urbano. Soma-se a isso o fato das áreas que foram urbanizadas por processo de desmembramento (e não loteamento) ficarem desprovidas de denominação oficial.

Cliente: Prefeitura de São José dos Campos

Desafio: A cidade não possui, oficialmente, a unidade “bairro”, causando uma grande fragmentação do tecido urbano e dificultando a análise de dados e planejamento da cidade. Para elaborar tal delimitação, buscou-se preservar os nomes populares dados aos territórios e respeitar a memória popular, além de critérios técnicos urbanísticos.

 

Solução Oferecida: Agrupamento de loteamentos com características semelhantes, levando em consideração barreiras físicas, características socioeconômicas, dentre outros critérios, a fim de facilitar o gerenciamento público, respeitando as demarcações e denominações já aceitas popularmente.