Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem Verifique sua conexão de intenet e tente novamente, caso persista, mande um e-mail para contato@ipplan.org.br

Mensagem enviada com sucesso! Agradecemos o seu interesse. O mais breve possível entraremos em contato.

O Que Fazemos

Modelo de Gestão Integrada - Banhado

O estudo desenvolvido com o apoio do IPPLAN é um subsídio de extrema  importância frente ao desafio de avançarmos rumo a uma gestão integrada e efetiva das unidades de conservação inseridas no Banhado. As análises e estudos complementares a serem gerados a partir dessa fase prospectiva irão, com certeza, contribuir não apenas localmente, como também servirão de modelo para outras localidades.” - Ricardo Novaes, Diretor de Planejamento Ambiental (Secretaria de Meio Ambiente).

Cliente:
Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Secretaria do Meio Ambiente

Desafio: O Banhado sempre foi valorizado pelos Joseenses pela sua importância contemplativa, paisagística e histórica, é o cartão postal do município. Na área incidem três unidades de conservação (UCs) sobrepostas com diferentes categorias e esferas de governo responsáveis, sendo elas: Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal e APA Estadual (uso sustentável) e o Parque Natural Municipal (proteção integral).

O sistema de gestão que rege as Unidades de Conservação pode ser elaborado de forma variável e sua efetividade corresponde a um dos maiores desafios para que as unidades cumpram seus objetivos de criação (SNUC, 2000). Se consideradas as características das unidades de conservação sobrepostas que incidem sobre o Banhado este desafio se torna ainda maior, devido a diferentes níveis de conservação previstos e à dificuldade de alinhar os diferentes níveis de governo responsáveis pela gestão da área.

Solução oferecida: Proposta de um modelo de gestão condizente com as particularidades das UCs, de modo a compatibilizar e planejar as ações a serem desenvolvidas e possibilitar que as UCs cumpram efetivamente seus objetivos de criação.
Este estudo contempla o planejamento das seguintes ações:

• Diagnóstico da região do projeto;
• Análise da criação e readequação de limites e categorias de manejo das UCs municipais na região do banhado;
• Oficialização da criação, categoria e limites das UCs municipais, conforme estabelecido no SNUC;
• Criação e estruturação de conselho integrado das UCs do Banhado;
• Planejamento integrado e participativo das UCs da região do Banhado;
• Organização e consolidação dos planos de manejo da APA Estadual do Banhado e mosaico de UCs municipais.

Resultados: A proposta para elaboração do plano estratégico para a gestão das áreas protegidas do Banhado forneceu subsídios ao processo de tomada de decisão pelo poder público municipal acerca da gestão das UCs que abrangem a área do Banhado, de modo que seja adequada à realidade e que priorize a integração das ações.