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Publicado em 22/12/2016

Ligações para o telefone 153 são integradas à Central 156 de serviços da Prefeitura de São José dos Campos

A partir deste mês está em funcionamento a integração das chamadas para o telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), à Central 156. O novo serviço consiste em possibilitar o registro das ocorrências recebidas em um sistema de atendimento integrado pela Prefeitura de São José dos Campos. O benefício é a redução no tempo de resolutividade e resposta à demanda do cidadão.

O objetivo foi centralizar os serviços em um único canal de atendimento ao cidadão, permitindo o gerenciamento das demandas através de um sistema integrado com todas as secretarias e órgãos da administração pública municipal. Foram integrados os serviços atendidos pela Guarda Civil Municipal, Conselho Tutelar e Abordagem Social.

A integração foi realizada pela Prefeitura com o apoio da consultoria técnica da equipe do IPPLAN. A primeira etapa elaborar um diagnóstico dos serviços atendidos pela Guarda Civil Municipal via 153 no Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC 156). Nesse período foram realizadas visitas técnicas e acompanhamento das chamadas para o 153, que permitiu identificar as demandas recebidas, o levantamento dos responsáveis e informações necessárias para realizar os atendimentos e o mapeamento dos serviços.

O gerente de operações do IPPLAN, João Carlos Brito Santos, explica que para acionar a Guarda Civil Municipal, o munícipe continua discando o número 153 e a chamada é redirecionada para a Central 156. “A diferença para o cidadão é que ao registrar a solicitação, ele vai perceber a padronização do atendimento e poderá acompanhar o andamento de seu protocolo e receber uma devolutiva quanto ao serviço”, afirma.

Foi constatado que 69% dos protocolos registrados nesse primeiro período não são de responsabilidade da Guarda Civil Municipal, permitindo que a demanda fosse encaminhada diretamente ao setor responsável pelo atendimento.

A equipe do IPPLAN, responsável pelo atendimento da Central 156, passou por treinamento para receber esse atendimento. Além disso, 45 técnicos foram capacitados especificamente como RSO (Responsável pelo Serviço no Órgão), sendo designada para operar o sistema 156 e gerenciar as demandas.

 

Saiba mais

Desde 2011 o IPPLAN é contratado pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos para realizar a gestão da Central 156. Entre os serviços oferecidos, estão a integração entre as secretarias e órgãos da administração pública em uma plataforma de informações e serviços, a excelência e profissionalização dos padrões de atendimento ao cidadão, a geração de informações estratégicas em aplicações de Business Intelligence e a informação de demandas municipais em base de dados única e geoespacializada.

 

 

 

 

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