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Publicado em 02/12/2016

Portal do Cidadão, desenvolvido pelo IPPLAN, facilita consulta aos serviços da Prefeitura de São José dos Campos

Foi lançado nesta sexta-feira (2), uma nova ferramenta para facilitar a consulta e o acesso a serviços da administração. O Portal do Cidadão (www.portaldocidadao.sjc.sp.gov.br), desenvolvido pelo IPPLAN (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) em parceria com a Prefeitura, é uma plataforma que contempla informações sobre mais de 1.600 serviços realizados pelo município.

O Portal oferece uma navegação mais amigável e intuitiva aos internautas, apresentando os serviços em categorias: Cidadão; Empresa; Turista; Casa e Moradia; Rua e Bairro; Transportes; Trabalho; e Esportes e Lazer. Cada serviço cadastrado traz a descrição, formulários necessários para requisição, links e informações que possam ajudar o munícipe na sua solicitação.

A plataforma é integrada à Central de Atendimento 156 e foi desenvolvida para agrupar em um endereço único os serviços que hoje são apresentados em várias páginas no site oficial da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br).

 

Desenvolvimento

O IPPLAN foi contratado pela Prefeitura para prestar a consultoria técnica na elaboração projeto. O desenvolvimento da plataforma partiu da necessidade do munícipio em sistematizar o conhecimento. Segundo Célio Chaves, diretor geral do Instituto, as informações sobre os serviços encontravam-se fragmentadas, sob domínio dos técnicos. Muitos eram consultados apenas de forma presencial, nos Protocolos do Paço, ou nas repartições municipais distribuídas pela cidade.

Além disso, não existia na Prefeitura uma base única de informações. “Cada ponto de atendimento trabalhava com um cadastro próprio dos serviços executados. Com isso, dependendo da base de consulta, o munícipe recebia informações distintas para um mesmo serviço”, explica Célio.

O foco durante a elaboração do Portal foi o cidadão. Para a construção do layout foram analisados o relacionamento do munícipe com a Prefeitura e com o site existente. Para isso, foi feita uma pesquisa de experiência do usuário, com munícipes de diferentes perfis, servidores da Prefeitura e atendentes da Central de 156.

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