Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem Verifique sua conexão de intenet e tente novamente, caso persista, mande um e-mail para contato@ipplan.org.br

Mensagem enviada com sucesso! Agradecemos o seu interesse. O mais breve possível entraremos em contato.

Atualidades

Saiba as notícias e novidades relacionadas ao IPPLAN

VOLTAR

Publicado em 07/11/2016

Desenvolvimento Econômico e Manufatura Avançada é tema de evento promovido pelo IPPLAN

No próximo dia 18 acontece, no hotel Golden Tulip Colinas, o Seminário “Desenvolvimento Econômico e Manufatura Avançada”. O evento é organizado pelo IPPLAN (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) juntamente com o apoio da FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). O objetivo é apresentar o estudo Cenários Futuros São José dos Campos 2035, elaborado pelo IPPLAN, e promover um espaço de diálogo sobre principais incertezas e tendências referentes à cidade de São José dos Campos nos próximos 20 anos, em especial o desenvolvimento da Manufatura Avançada (Indústria 4.0) e seus impactos.

O estudo "Cenários Futuros São José dos Campos 2035" é um instrumento para planejamento de longo prazo para setores econômicos e sociedade civil. O documento contribui na sistematização das tendências e incertezas críticas que impactam o futuro do município.

Para Guilherme Rosa, analista de planejamento do IPPLAN, a expectativa é que os cenários elaborados possam ser conhecidos e debatidos pela sociedade, na forma de um diálogo antecipatório que ajuda a sociedade a se preparar para o futuro.

“Como uma das grandes incertezas críticas relacionadas ao futuro de São José é relacionada às transformações na indústria, resolvemos aproveitar a oportunidade e já colocar em pauta este tema para ser explorado da melhor maneira pelos presentes e pelo palestrante convidado, que é uma referência na área”, afirma.

A programação do evento inclui uma palestra do professor Jefferson de Oliveira Gomes, coordenador do Centro de Competência em Manufatura (CCM) do ITA. O palestrante possui experiência industrial e acadêmica na área de Engenharia Mecânica e Produção. É também Diretor Regional do SENAI do Estado de Santa Catarina e uma das principais referências sobre Manufatura Avançada e Indústria 4.0 no país.

A Manufatura Avançada ou Indústria 4.0, tema central do Seminário, é um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. Esse tema está relacionado ao que vem sendo chamado de 4ª Revolução Industrial, que tem o objetivo de criar fábricas inteligentes baseadas na Internet das Coisas, big data, sistemas cyber-físicos, entre outros recursos.           

O Seminário é o primeiro de uma série de debates relacionados aos Cenários com a proposta de contar com a contribuição da sociedade, empresas e instituições na ampliação deste debate. O evento é aberto ao público e possui vagas limitadas. Incrições devem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/Jwkz5UyuLBsKOe2v1

PROGRAMAÇÃO

13h45 Recepção

14h00 Abertura

14h10 Apresentação dos Resultados do Estudo de Cenários Futuros SJC 2035

14h40 Palestra: Manufatura Avançada e Cenários Futuros de SJC 2035 - Prof. Jefferson Gomes - ITA/Senai-SC

15h30 Coffee-break

16h00 Diálogo e perguntas dos participantes. Moderador: Prof. Luiz Antonio Tozi - FATEC

16h45 Próximos passos

17h00 Encerramento

 

SERVIÇOS          

O QUE: Seminário Desenvolvimento Econômico e Manufatura Avançada

QUANDO: 18/11/2016 – Sexta-feira

HORÁRIO: 14h ÀS 17h

LOCAL: Golden Tulip - Shopping Colinas, Av. São João, 2200

INSCRIÇÕES: https://goo.gl/forms/Jwkz5UyuLBsKOe2v1

Conheça o estudo Cenários Futuros SJC 2035: http://www.ipplan.org.br/files/media/originals/cenarios_futuros_sjc_2035.pdf

Síntese ilustrada dos cenários: http://www.ipplan.org.br/files/media/originals/cenarios_futuros.pdf

convite_cenariosfuturos_ok

 

Veja também