Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem Verifique sua conexão de intenet e tente novamente, caso persista, mande um e-mail para contato@ipplan.org.br

Mensagem enviada com sucesso! Agradecemos o seu interesse. O mais breve possível entraremos em contato.

Atualidades

Saiba as notícias e novidades relacionadas ao IPPLAN

VOLTAR

Publicado em 28/10/2016

IPPLAN promove Seminário de Arborização Urbana em São José dos Campos

As árvores urbanas ajudam na melhoria da qualidade de vida das pessoas, já que diminuem os impactos ambientais da urbanização, moderam o clima, melhoram o ar e amenizam a poluição sonora. Esses e outros benefícios serão apresentados no Seminário de Arborização Urbana, que acontece em São José dos Campos dia 3 de novembro, às 19 horas, na Sala de Leitura do Parque Vicentina Aranha. O evento será promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio técnico do IPPLAN.

Na ocasião o professor Demóstenes Ferreira Filho, especialista na área, membro da ESALQ-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo), ministrará uma palestra sobre Arborização Urbana. Em seguida serão apresentados os resultados do diagnóstico do Plano Municipal de Arborização Urbana de São José dos Campos.

O Plano, em fase de elaboração, estabelece as diretrizes de planejamento, implantação e manejo das árvores na cidade e irá nortear as decisões sobre o conjunto de árvores urbanas, respeitando valores culturais, ambientais e a memória do município.

 

Plano Municipal de Arborização Urbana

O IPPLAN foi contratado pela Prefeitura para dar a consultoria técnica na elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana, que é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semea), com a participação de representantes das Secretarias de Planejamento Urbano, Serviços Municipais, Obras e Transportes.  

O trabalho foi dividido em duas etapas. A primeira foi focada no diagnóstico do patrimônio arbóreo, com a realização de um inventário de campo. Na segunda etapa, serão realizadas oficinas técnicas para definição de diretrizes e proposições que serão pactuadas com a sociedade.

O projeto também prevê estudos específicos sobre a influência da arborização no microclima urbano, utilizando câmeras termais em diversos bairros.

O Plano Municipal de Arborização Urbana trará diretrizes para implementar a arborização na cidade, como a definição de metas de plantio ou espécies indicadas para cada região e recomendações para adequações de equipamentos urbanos. Incluirá também parâmetros sobre implantação: espécies, padrão de mudas, técnicas e épocas para plantio, distanciamento da muda a ser plantada em relação aos elementos do entorno e sobre manutenção das árvores, como técnicas de poda, transplante, remoção, controle fitossanitário e cuidados pós-plantio.

 

Saiba mais

São José dos Campos tem cerca de 130 mil árvores localizadas na área urbana do município, nove parques urbanos e centenas de praças e áreas verdes. As árvores são de extrema importância para o equilíbrio ambiental nas cidades. Além de oferecer sombra, conforto térmico, melhoria da qualidade do ar, interceptação da água da chuva, conservação da umidade e redução da poluição sonora, embelezam e valorizam o espaço urbano.

Veja também