Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem Verifique sua conexão de intenet e tente novamente, caso persista, mande um e-mail para contato@ipplan.org.br

Mensagem enviada com sucesso! Agradecemos o seu interesse. O mais breve possível entraremos em contato.

Atualidades

Saiba as notícias e novidades relacionadas ao IPPLAN

VOLTAR

Publicado em 19/10/2016

IPPLAN conduzirá as oficinas de revisão do Plano Diretor de São José dos Campos

O Instituto de Pesquisa, Planejamento e Administração (IPPLAN) convida os moradores de São José dos Campos a participarem das Oficinas de Leitura Comunitária “A cidade que Queremos”, que vai embasar a revisão do Plano Diretor 2016. O objetivo é ouvir da população os diferentes pontos de vista que complementem a visão do diagnóstico que está sendo elaborado.

Estão programados 12 encontros com a comunidade em diferentes bairros e regiões da cidade. O calendário e os locais para a realização dos eventos foram definidos pela Prefeitura e passaram pela aprovação do Conselho Gestor. Esse cronograma visa garantir e ampliar a participação da sociedade no processo de revisão da lei.

O IPPLAN foi contratado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, para realizar a consultoria técnica na revisão do Plano Diretor em todas as fases e a assessoria para garantir a participação da população nesse processo.

A primeira "Oficina de Leitura Comunitária - A Cidade que Queremos" será no dia 5 de novembro, no Galo Branco, região leste de São José. Quem quiser participar deve comparecer na EMEF Possidônio José de Freitas, a partir das 9h.

A segunda reunião está agendada para o dia 8 de novembro, às 19h, na EMEF Professora Sonia Maria Pereira da Silva, no bairro Novo Horizonte.

O último encontro ocorrerá no dia 3 de dezembro, às 9h, na EMEF Professora Lucia Pereira Rodrigues, no Jardim Santa Fé, região sudeste

Qualquer pessoa pode participar e encaminhar sugestões que contribuam para a elaboração de um caderno de diagnóstico da cidade. O conteúdo será usado como parte do material de trabalho de revisão do atual Plano Diretor.

O calendário completo dos eventos está disponível no site  www.planodiretor2016.sjc.sp.gov.br

“A intenção é ampliar o debate para que a população participe. Não precisa ser exclusivamente no bairro em que mora, porque às vezes ela pode participar de outros grupos e ter colocações que se encaixam também nas reuniões temáticas”, comenta a arquiteta e analista de gestão de projetos do IPPLAN, Maria Ligia Nakamura Guillen Vianna.

O IPPLAN e a Prefeitura vão realizar ainda quatro reuniões de mobilização social buscando sensibilizar e qualificar lideranças de bairros e entidades para atuarem como agentes multiplicadores sobre a importância da participação popular nas oficinas.

Plano Diretor

O Plano Diretor é uma lei municipal que organiza o crescimento e o funcionamento do município. O Plano vale para toda a cidade, ou seja, para as áreas urbanas e rurais e tem validade de dez anos. A atual legislação foi elaborada em 2006. Nessa última década, São José cresceu e se desenvolveu, passando a apresentar novas características e desafios.

A partir dessas mudanças, é preciso atualizar o diagnóstico existente para então fazermos propostas que norteiem o crescimento da cidade. A revisão do Plano Diretor também é uma exigência do Estatuto da Cidade.

Conselho Gestor

Os representantes de diversos segmentos da sociedade civil integram o Conselho Gestor que está atuando desde o início de agosto, acompanhando todas as etapas na revisão do Plano Diretor de São José dos Campos. Os membros foram indicados e eleitos respeitando a proporcionalidade determinada em edital para cada segmento da sociedade.

planodiretor_arte

 

Veja também