Laboratório de Inovação

tecnologia da informação IPPLAN

O que é?

Área responsável por propor, desenvolver e gerenciar soluções tecnológicas para a melhoria da performance dos serviços públicos e privados, potencializando-os na tomada de decisão, através da implantação e manutenção de ferramentas para gestão da informação, comunicação e indicadores.

TECNOLOGIA DE PONTA
PROATIVIDADE NAS SOLUÇÕES
CULTURA DE INOVAÇÃO
DINAMISMO E CRIATIVIDADE

SEU SETOR OU SUA EMPRESA PASSAM POR SITUAÇÕES COMO ESSAS?

  • “Sistemas automatizados poderiam ajudar na minha tomada de decisão…”

    Governante Municipal

    Setor Público
  • “Falta controle e fiscalização efetiva no orçamento…”

    Gerente de Atendimento

    Setor Privado
  • “Tenho dificuldade em monitorar atividades e o cumprimento de metas…”

    Secretário Municipal

    Setor Público
  • “Não há modernização e inovação em meus processos de trabalho…”

    Administradora Pública

    Setor Público
  • “Não possuo indicadores mensurados…”

    Diretora Executiva

    Setor Privado

O QUE ESTE SETOR REALIZA?

SOLUÇÃO
DESCRIÇÃO

O Portal permite acompanhamento de dados da Segurança Pública, Finanças do município, Balança Comercial, Saldo de Empregos, Transporte Público, Trânsito, Saúde Pública, Lazer e Cultura para auxiliar na elaboração de estratégias e tomada de decisões.

RESULTADOS
  • Assertividade na tomada de decisão.
  • Compreensão das demandas e necessidades a partir do diagnóstico da realidade.
SOLUÇÃO
DESCRIÇÃO

A plataforma possibilita ao gestor público acompanhar o andamento de suas propostas e o controle dos trabalhos realizados, assim como a visualização dos indicadores e metas do Plano de Governo.

RESULTADOS
  • Objetividade na tomada de decisão.
  • Capacidade de direcionamento e acompanhamento das metas.
  • Transparência na gestão das ações.
SOLUÇÃO
DESCRIÇÃO

Sistema de gestão da frota do transporte escolar. Permitindo controle dos deslocamentos, estatísticas de quilometragem percorrida, controle dos veículos, manutenções previstas e usuários do serviço. Com APP’s integrados, possibilitando gestão das viagens pelos motoristas, responsáveis dos alunos e responsáveis nas escolas.

 

RESULTADOS
  • Centralização e otimização dos processos.
  • Controle da utilização das vagas e demandas.
  • Integração entre usuários e prestadores com o auxílio do aplicativo​.
SOLUÇÃO
DESCRIÇÃO

Aplicativo que possibilita ao usuário do transporte público acessar em seu celular a tabela de horário dos coletivos e acompanhar, em tempo real, o percurso dos ônibus conforme o ponto.

RESULTADOS
  • Disponível nas bibliotecas Google Play Store e Apple App Store.
  • Como o usuário visualiza as linhas em tempo real, o mesmo pode programar sua rotina diária.
SOLUÇÃO

Gestão de Contas,
Tarifas e Telefonia,
VOIP

DESCRIÇÃO

Sistema de gestão de telefonia com tecnologia de Voz sobre IP que permite integração de todos os equipamentos em rede, personalização dos atendimentos, menus, gravação das chamadas e relatórios para gestão das contas de telefonia juntos as operadoras.

RESULTADOS
  • Controle e auditoria de contas.
  • Redução de custos com telefonia; Qualidade nos atendimentos telefônicos.​
SOLUÇÃO

Sistema de Gerenciamento do
Valor Adicionado

DESCRIÇÃO

Sistema que permite apoio no processo de controle da arrecadação de impostos possibilitando a efetiva fiscalização e o acompanhamento com transparência dos relatórios e dados.

RESULTADOS
  • Controle de gastos e arrecadação.
  • Fiscalização efetiva do orçamento público.
  • Transparência e objetividade nos relatórios.​
SOLUÇÃO
DESCRIÇÃO

Em cumprimento à legislação vigente e à diretriz de transparência e publicidade, as informações e documentos estão disponíveis para consulta, na qual as mesmas devem disponibilizar suas informações institucionais, fiscais, de pessoas e documental.

RESULTADOS
  • Clareza na divulgação de informações públicas.
  • Acessibilidade e participação social.​
SOLUÇÃO

Gestão Eletrônica
de Documentos e Processos

DESCRIÇÃO

Sistema de tramitação eletrônica dos processos com armazenamento digital destes documentos, controle de prazos e modernização de processos.

RESULTADOS
  • Controle de processos.
  • Praticidade na visualização e organização de documentos.
  • Possibilidade de trâmites de processos eletronicamente entre envolvidos.
SOLUÇÃO
DESCRIÇÃO

Ferramenta possibilita ao gestor público acompanhar o andamento de suas propostas e a evolução dos trabalhos realizados vinculados ao Programa da Fundação ABRINQ (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos).

RESULTADOS
  • Potencialização da atenção voltada à infância.
  • Monitoramento de propostas.​
SOLUÇÃO

Gestão da
Saúde
(Business Intelligence)

DESCRIÇÃO

Ferramentas que dinamizam os serviços prestados pela Secretaria de Saúde como a realização de agendamentos de consultas, cirurgias e exames, nos quais os sistemas apoiam: na análise, distribuição e monitoramento das vagas, na gestão de cancelamentos e reagendamentos, na construção de indicadores sobre liberação de vagas, agendamentos efetuados e presença ou falta das vagas do Sistema de Saúde. Além do sistema para agendamentos das viagens de pacientes que são atendidos pelo serviço municipal de saúde com Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

RESULTADOS
  • Assertividade na tomada de decisão.
  • Compreensão das demandas e necessidades na área da saúde.
  • Controle de custos e otimização do tempo nas viagens do TFD.
  • Elaboração de indicadores.​
SOLUÇÃO
DESCRIÇÃO

Sistema proporciona a gestão dos dados dos visitantes ao prédio físico, controle de entrada e saída, relatórios quantitativos, gestão de salas de reuniões, acompanhamento e tour pelas dependências da entidade.

RESULTADOS
  • Controle do acesso às instalações.
  • Qualificação da gestão dos dados de visitantes.​
SOLUÇÃO
DESCRIÇÃO

Plataforma EAD Moodle que permite a acesso de usuários aos treinamentos, cursos e conteúdo de apoio a utilização de ferramentas e sistemas a qualquer momento e lugar .

RESULTADOS
  • Acessibilidade de conteúdo de capacitação.
  • Possibilidade de reciclagem das capacitações.
  • Agilidade na resolução de dúvidas.​
SOLUÇÃO

Painel
Estratégico

DESCRIÇÃO

Ferramenta que possibilita às lideranças conduzir planos de trabalhos com monitoramento por responsáveis e painel de visualização de indicadores, além de acompanhar a evolução das atividades e metas.

RESULTADOS
  • Capacidade de direcionamento e acompanhamento das metas.
  • Transparência na gestão das ações e metas.​
SOLUÇÃO

Gestão e
Mapeamento de
Espaços Públicos

DESCRIÇÃO

Ferramenta permite filtrar e visualizar  através de georreferenciamento, os equipamentos públicos do município, como praças, parques, academias, centros esportivos, inclusive Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as áreas de abrangência e pacientes.

RESULTADOS
  • Monitoramento dos serviços prestados e áreas de utilidade pública.
  • Controle da utilização das vagas e demandas.​
SOLUÇÃO
DESCRIÇÃO

Sistema de cadastro e gerenciamento remoto do tempo de exposição de mídias, como vídeos e imagens, em espaços físicos, para divulgação e circulação de informações.

RESULTADOS
  • Modernização dos meios de comunicação e divulgação.
  • Agilidade na circulação dos comunicados.
SOLUÇÃO

Gestão de
Cadastros e Negociações

DESCRIÇÃO

Ferramenta capaz de realizar o gerenciamento da Base de Cadastro dos Contribuintes, da Base de Dívidas, das campanhas de atendimento, do histórico de contato e acordos realizados.

RESULTADOS
  • Enriquecimento da base de dados.
  • Integração com outras bases de dados.
SOLUÇÃO

Portal
Integrado

DESCRIÇÃO

O Portal foi desenvolvido para gerenciar sistemas e aplicativos, realizando a integração do usuário nos sistemas com um único login. Os sistemas são independentes entre si, porém com integração na base do Portal.

RESULTADOS
  • Agilidade e praticidade no acesso aos sistemas.
SOLUÇÃO
DESCRIÇÃO

Plataforma para criação de formulários para qualquer finalidade, pois permite gerenciar as perguntas e respostas, pesquisas de múltipla escolha, questões discursivas, solicitar avaliações em escala numérica, entre outras opções, e também inserir essas perguntas e respostas em outros sistemas.

RESULTADOS
  • Agilidade e padronização na elaboração de formulários.
  • Integração de dados de outros sistemas.​
SOLUÇÃO

Gestão da
Educação

DESCRIÇÃO

Ferramenta que permite à Secretaria de Educação acompanhar os indicadores firmados com o Ministério da Educação, além de permitir o mapeamento das escolas, área de abrangência e alunos do município.

RESULTADOS
  • Assertividade na tomada de decisão.
  • Compreensão das demandas e necessidades a partir do diagnóstico da realidade.​
SOLUÇÃO

Sistema de
Suporte

DESCRIÇÃO

Ferramenta que integra e gerencia as requisições e incidentes ocorridos no departamento para as providências de suporte.

RESULTADOS
  • Eficiência na captação e resolução de demandas.
  • Controle da execução de processos.​