Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem Verifique sua conexão de intenet e tente novamente, caso persista, mande um e-mail para contato@ipplan.org.br

Mensagem enviada com sucesso! Agradecemos o seu interesse. O mais breve possível entraremos em contato.

Imprensa

VOLTAR
14/03/2016

IPPLAN e Prefeitura de São José dos Campos promovem debate aberto sobre Desenvolvimento Econômico Regional

Na sequência dos eventos do Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável que têm discutido o futuro da cidade, no dia 16/03 o IPPLAN – Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento e a Prefeitura de São José dos Campos realizarão mais um encontro que trará importantes contribuições para se pensar a cidade em 2030.

O tema do próximo evento do Fórum será Desenvolvimento Econômico Regional: Desafios e Oportunidades de uma Estratégia Integrada” e a ideia é discutir questões como: “Que tipo de expectativas São José dos Campos e região podem nutrir sobre sua competitividade no cenário nacional e internacional? Quais são as alternativas para o futuro de nossas cadeias produtivas? Quais as características de um Sistema Regional de Inovação que assegure a competitividade da região nos próximos 20 anos? Quais os erros que precisamos evitar para não perdermos o bonde da história?”.

O evento é gratuito, com vagas limitadas, e acontecerá no Parque Tecnológico.O encontro no Parque será o quinto da série e o segundo do mês de março – no dia 01/03, 80 pessoas se reuniram no Centro da Juventude para debater sobre ‘A sustentabilidade na agenda urbana”.

Palestrantes

O evento sobre Desenvolvimento Econômico Regional contará com dois palestrantes. O primeiro é Roberto Sampaio Pedreira, Coordenador de Monitoramento e Avaliação de Política Industrial da ABDI - Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Atuou no Ministério das Cidades, como especialista em desenvolvimento urbano, de 2004 a 2009, e coordenou projetos de desenvolvimento territorial, no Sebrae, entre 1997-2003.

O segundo é Alexandre Mattos, Diretor Associado da Macroplan, Prospectiva, Estratégia e Gestão. Mattos atuou em projetos de consultoria para governos em planejamento de longo prazo, cenários e gestão estratégica em vários estados e em setores como óleo e gás, biocombustíveis, geração, transmissão e distribuição de energia, inovação tecnológica, engenharia, infraestrutura, agronegócio, automotivo e aeronáutico.

Nesta edição do Fórum, o IPPLAN e a Prefeitura de São José dos Campos contam com o apoio do Parque Tecnológico de São José dos Campos e da Univap. 

 

O que é o Fórum?

O Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável é promovido pelo IPPLAN e pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos como parte de uma série de debates sobre o futuro da cidade, com o objetivo de produzir uma agenda de desenvolvimento para o futuro de médio/longo prazo.

A ideia é que os eventos do Fórum lancem as bases para a discussão do futuro da cidade enquadrando as discussões sobre desenvolvimento no contexto global e nacional, para em seguida abordar a realidade local pelo olhar de importantes instituições locais e, por fim, analisar as grandes tendências que podem impactar o futuro.

 

Histórico 

04/08/2015 Lançamento do Fórum, no teatro do Shopping Colinas. Palestra de Delfim Netto (Perspectivas da Economia Brasileira)            

25/09/2015 Reunião de Trabalho: Painel com representantes de instituições locais, na FAAP Participação da ACONVAP, CIESP, São José 2030, IPPLAN e PMSJC             

16/12/2015 Tendências 2030: Sementes de Futuro para a cidade, na UNIVAP. Palestras de Giovanni Okado (Megatendências Mundiais 2030), Guto Requena (Futuro da Habitação - Cibercultura, Arquitetura e Design na cidade 2030) e Ladislau Dowbor (Sementes de Futuro para São José dos Campos)

 

01/03/2016 A sustentabilidade na agenda urbana, no Centro da Juventude. Palestras de Sophia Picarelli (ICLEI SAMS) e Regina Alvalá (Cemaden). Mediação: André Marques (Agevap)

  Serviço:

Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável – “Desenvolvimento Econômico Regional: Desafios e Oportunidades de uma Estratégia Integrada”

Evento gratuito com vagas limitadas. Inscrições pelo link http://goo.gl/forms/bTXEFQFS5l

Data: 16/03/2015, quarta-feira

Horário: 13h45-16h30

Local: Parque Tecnológico de São José dos Campos (Av. Dr. Altino Bondensan, 500, Distrito de Eugênio de Melo)

Programação:

13h30    Recepção

13h45    Abertura

Célio Chaves - Diretor Geral do IPPLAN

Marco Antonio Raupp - Diretor Geral do PQTEC

Representantes de instituições apoiadoras do Fórum

Carlinhos Almeida - Prefeito de São José dos Campos

14h20    Apresentação das atividades do Fórum e agenda do dia

14h30    Palestrante 1: Roberto Sampaio Pedreira - ABDI

15h15    Palestrante 2: Alexandre Mattos - Macroplan 

16h00    Mesa redonda

16h30    Coffee de encerramento

 

Mais informações para a imprensa:

Univers Consultoria – Tel. (12) 3308 2205

Jaqueline B. Ramos – (12) 98800 0400