Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem Verifique sua conexão de intenet e tente novamente, caso persista, mande um e-mail para contato@ipplan.org.br

Mensagem enviada com sucesso! Agradecemos o seu interesse. O mais breve possível entraremos em contato.

Imprensa

VOLTAR
04/03/2016

Sustentabilidade na agenda urbana é o tema do próximo Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável

Na sequência dos eventos do Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável que têm discutido o futuro da cidade, no dia 01/03 o IPPLAN – Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento e a Prefeitura de São José dos Campos realizarão mais um encontro que trará importantes contribuições para se pensar a cidade em 2030.

O tema do próximo evento do Fórum será “A sustentabilidade na agenda urbana” e o objetivo é promover exposições de ideias e discussões para elaborar uma agenda de futuro que incorpore os princípios da sustentabilidade ao seu ideal de desenvolvimento.  O evento é gratuito, com vagas limitadas, e acontecerá no auditório do Centro da Juventude.

Palestras

Um dos destaques do evento ficará por conta da participação da ONG internacional ICLEI – Local Governments for Sustainability. Sophia Picarelli, Gerente de Projetos no ICLEI SAMS - Secretariado para América do Sul, falará sobre os 10 temas de sustentabilidade que compõem a Agenda Urbana do ICLEI e sobre a importância do acordo do “Compacto de Prefeitos”, do qual São José faz parte, na mitigação e monitoramento da emissão de gases de efeito estufa. 

A segunda palestra será ministrada por Regina Alvalá, Coordenadora de Articulação Institucional do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, instalado em São José dos Campos desde 2014. A moderação da conversa será feita por André Marques, Diretor Presidente da Agevap - Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Após as apresentações dos palestrantes, haverá uma rodada de conversa em formato de oficina para todos os presentes sobre os temas apresentados.

Além do evento do dia 01/03, o Fórum realizará outro encontro no mês de março, no dia 16. O tema será Desenvolvimento Econômico Regional: Desafios e Oportunidades de uma Estratégia Integrada e acontecerá no Parque Tecnológico de São José dos Campos. As informações sobre a programação e inscrições serão divulgadas em breve.

O que é o Fórum?

O Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável é promovido pelo IPPLAN e pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos como parte de uma série de debates sobre o futuro da cidade, com o objetivo de produzir uma agenda de desenvolvimento de médio/longo prazo. Ao fim dos debates, aproximadamente em abril de 2016, o IPPLAN apresentará os estudos de cenários prospectivos para a cidade no horizonte de 20 anos.

Em 2015, os eventos do Fórum lançaram as bases para a discussão do futuro da cidade enquadrando as discussões sobre desenvolvimento no contexto global e nacional, para em seguida abordar a realidade local pelo olhar de importantes instituições locais e, por fim, analisar as grandes tendências que podem impactar o futuro.

Histórico do Fórum

 

04/08/2015 Lançamento do Fórum, no teatro do Shopping Colinas Palestra de Delfim Netto (Perspectivas da Economia Brasileira)

 

25/09/2015 Reunião de Trabalho: Painel com representantes de instituições locais, na FAAP Participação da ACONVAP, CIESP, São José 2030, IPPLAN e PMSJC

 

16/12/2015 Tendências 2030: Sementes de Futuro para a cidade, na UNIVAP Local: UNIVAP Palestras de Giovanni Okado (Megatendências Mundiais 2030), Guto Requena (Futuro da Habitação - Cibercultura, Arquitetura e Design na cidade 2030) e Ladislau Dowbor (Sementes de Futuro para São José dos Campos)

 

 

SERVIÇO:

Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável – “A sustentabilidade na agenda urbana”

Evento gratuito com vagas limitadas. Inscrições em http://goo.gl/forms/MBieTBmtOv

Data: 01/03/2016

Horário: 13h30-18h

Local: Auditório do Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América, São José dos Campos – SP)

Programação:

13h30 - Cadastramento

13h45 – Abertura

14h30 – André Marques – AGEVAP

14h40 – Sophia Picarelli – ICLEI SAMS

15h10 – Regina Alvalá – CEMADEN

15h40 – Intervalo

15h55 – Rodadas de discussão com o público participante

17h30 – Mesa redonda com os palestrantes

17h55 - Encerramento

 

Mais informações para a imprensa:

Univers Consultoria – Tel. (12) 3308 2205

Lucimara Correa – (12) 99103 6126

Jaqueline B. Ramos – (12) 98800 0400