Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem Verifique sua conexão de intenet e tente novamente, caso persista, mande um e-mail para contato@ipplan.org.br

Mensagem enviada com sucesso! Agradecemos o seu interesse. O mais breve possível entraremos em contato.

Artigos

Queremos compartilhar o que temos produzido

VOLTAR

Parque Natural Municipal Augusto Ruschi

Para que as Unidades de Conservação (UCs) possam atingir seus objetivos, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) determina que se elabore o "Plano de Manejo". Em São José dos Campos foi desenvolvido entre os meses de novembro de 2013 e outubro de 2014 o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Augusto Ruschi (PNMAR), localizado na região Norte da cidade.

Este parque consiste em uma unidade de proteção integral cujo objetivo básico é a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, recreação e de turismo ecológico.

O Plano é um instrumento fundamental para o planejamento da UC, pois define programas, ações prioritárias, zoneamento interno, zona de amortecimento, plano de investimentos, dotando assim, a Unidade de Conservação de diretrizes para o seu Desenvolvimento.

O PNMAR produz e recupera recursos hídricos, protege a fauna e a flora, contém espécies endêmicas e ameaçadas. Localiza-se em domínio de Mata Atlântica, área considerada como um dos 34 hotspots (área prioritária para conservação) de biodiversidade mundial conforme Paglia et al. (2012) em “Occasional Paper in Conservation Biology”. Segundo Galindo-Leal e Câmara (2005), na obra “Mata Atlântica: Biodiversidade, Ameaças e Perspectivas”, as áreas dos hotspots já perderam 70% de sua cobertura vegetal original, mas juntas abrigam mais de 60% de todas as espécies terrestres do planeta. Fato que reforça a relevância do Parque.

Após a finalização do Plano de Manejo, em janeiro de 2015 publicou-se a sua síntese com o intuito de disponibilizá-lo para sensibilização da sociedade, a partir do conhecimento das características físicas e bióticas do Parque, assim como de suas diretrizes. A publicação está disponível para download no site www.ipplan.org.br/notícias.

Crédito: Artigo publicado no Jornal O Vale 25/01/2015

Luma Pontes Ferreira Eleodoro Silva

Analista de Projetos

Veja também