Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem Verifique sua conexão de intenet e tente novamente, caso persista, mande um e-mail para contato@ipplan.org.br

Mensagem enviada com sucesso! Agradecemos o seu interesse. O mais breve possível entraremos em contato.

Artigos

Queremos compartilhar o que temos produzido

VOLTAR

Aplicativos para celular modernizam a comunicação entre cidadão e Prefeitura

Saindo de casa às 7 horas, em meio ao trânsito muitas vezes caótico, lembro-me que não paguei o aluguel do meu apartamento e que, pagando após o vencimento, tenho uma multa de 10%, o que provavelmente comprometerá meu orçamento. Inicio a minha rotina diária de trabalho e entro em uma reunião que se prolonga até o meio-dia, saio correndo para almoçar, e na volta, tenho outro compromisso e assim vai. Quando me dou conta, são 22 horas e o banco está fechado.

Acredito que a maioria dos leitores já deve ter passado por uma experiência como esta. Tudo seria diferente se eu tivesse acesso ao internet banking no meu celular, assim, durante uma destas agendas, eu faria a transação tirando uma foto do boleto e pronto! Assunto resolvido e 10% a mais para o carnaval.

É impressionante como as soluções para dispositivos móveis ganharam projeção nos últimos anos, afinal, tudo fica mais simples no celular. Essa mudança de paradigma tecnológico começou a demonstrar seus efeitos também para os serviços ofertados pelos municípios brasileiros aos seus cidadãos. Neste momento, o IPPLAN está desenvolvendo soluções que buscam esses benefícios de mobilidade aos cidadãos de São José dos Campos.

Uma destas soluções já em uso é o aplicativo “Cidade Limpa”, que possibilita a população fazer denúncias de flagrantes de pichações e descarte irregular de lixo na cidade, em tempo real, disponível para celulares Android. A informação vai para a Prefeitura que avalia a solicitação e encaminha para os responsáveis. Outro aplicativo que o IPPLAN está desenvolvendo é o “156 SJC”, que possibilitará ao munícipe fazer solicitações de serviços à Prefeitura através do celular, com a possibilidade de adicionar fotos, o que agregará informação e auxiliará ainda mais no atendimento das solicitações. O aplicativo estará disponível para Android e iOS ainda no primeiro semestre de 2015, trazendo mais uma opção de comunicação entre os cidadãos de São José e a Prefeitura.

Crédito: Artigo publicado no Jornal O Vale, 22/02/2015

André Felipe Mussi

Gestor de Projetos

Veja também