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Foco no Cidadão

Na semana passada a Prefeitura de São José dos Campos colocou na internet o Portal do Cidadão, que consiste em uma plataforma web que reúne em um único local as informações sobre aproximadamente 1400 serviços públicos prestados à população.  

O IPPLAN foi contratado pela Prefeitura para prestar a consultoria técnica na elaboração projeto. O desenvolvimento da plataforma partiu da necessidade do munícipio em sistematizar o conhecimento. As informações sobre os serviços encontravam-se fragmentadas, sob domínio dos técnicos. Não existia na Prefeitura uma base única de informações e muitas eram consultados apenas de forma presencial, nos Protocolos do Paço, ou nas repartições municipais distribuídas pela cidade.

O foco durante a elaboração do Portal foi o cidadão e a lógica do usuário que busca o serviço, diferente da do técnico que disponibiliza a informação. Para a construção do layout foram analisados o relacionamento do munícipe com a Prefeitura e com o site existente. Para isso, foi feita uma pesquisa de experiência do usuário, com munícipes de diferentes perfis, servidores da Prefeitura e atendentes da Central de 156.

Para que o Portal pudesse ir ao ar e se mantivesse atualizado, foi necessário produzir também um Guia de Serviços, que centraliza todos os atendimentos existentes na Prefeitura. Além de suportar as informações do Portal, este também é o sistema utilizado nos pontos de atendimento, tanto presencial como telefônico, garantindo que o cidadão receba a mesma informação, independente da forma de contato com o munícipio.

Embora ainda se tenha muito trabalho pela frente, o Portal do Cidadão certamente trará uma série de benefícios, como informações padronizadas e de fácil entendimento, mais transparência, base única de conhecimento sobre os serviços ofertados, informações mais atualizadas, organização e melhoria do atendimento.  

 

Cristiane Yukie Hatano

Analista de projetos do IPPLAN

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