Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem Verifique sua conexão de intenet e tente novamente, caso persista, mande um e-mail para contato@ipplan.org.br

Mensagem enviada com sucesso! Agradecemos o seu interesse. O mais breve possível entraremos em contato.

Artigos

Queremos compartilhar o que temos produzido

VOLTAR

Parque Temático da Sustentabilidade

O Ipplan foi uma das instituições parceiras na programação do evento “Parque Temático da Sustentabilidade Vicentina Aranha”, realizado em agosto. Ficou sob a responsabilidade do Instituto a estação “Sustentabilidade Municipal”, na qual os participantes foram provocados a refletir sobre o tema Mobilidade Urbana. Antes de deixarem o local, todos foram convidados a participar de uma pesquisa, cuja proposta era obter a informação sobre qual o modal mais utilizado pelos presentes.

A pesquisa, na verdade, nem precisava ser realizada, basta circular pelas ruas da cidade para perceber que o modal mais utilizado pelo joseense é o automóvel. Mesmo assim, os participantes ficaram surpresos e interessados no tema, pois conseguiram visualizar o impacto de suas decisões individuais de transporte no coletivo, no ambiente urbano e na forma com que as pessoas se relacionam com a cidade.

Bastou mostrar um slide sobre o espaço ocupado pelos modais ônibus, bicicleta e automóvel para promover o deslocamento de 60 pessoas, que todos se mostraram pensativos sobre a questão. Isso sem mencionar os impactos ao Meio Ambiente, provocados pela poluição.

Na estação, os participantes também puderam experimentar uma bicicleta, cujas pedaladas eram convertidas em energia elétrica, e essa energia utilizada para acender um painel com o sistema cicloviário proposto no Plano de Mobilidade Urbana de São José dos Campos. Eles deixaram o Parque Vicentina Aranha fortemente estimulados a pedalar e alguns, já familiarizados com o deslocamento por meio de uma “bike”, ressaltaram os benefícios à saúde que esse modal é capaz de proporcionar.

Eliete Gianini de Oliveira

Analista de Planejamento

Veja também